segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Dia de Luta contra o Câncer Infantil alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

 


Fevereiro é um mês de festas, mas também deve ser lembrado como um mês de cuidados com as crianças. Nesse sentido, o dia 15 de fevereiro foi instituído como o “Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil”.

O objetivo é alertar sobre a doença que é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes, de 01 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Os dados apontam que 12,5 mil novos casos surgem, por ano, no país. Destes, cerca de 6,2 mil crianças são tratadas em hospitais públicos e cerca de quatro mil morrem sem tratamento ou sem ter a doença diagnosticada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o número de casos de câncer infantojuvenil deve chegar a 600 mil, em todo o mundo, até 2030.

Para o câncer infantojuvenil, não há uma causa específica, em que se possa atuar prevenindo. Por conta disso, é importante estar atento a alguns sintomas importantes como vômitos acompanhados de dores de cabeça, dores nos ossos ou nas articulações, palidez repentina, febre frequente ou persistente, perda de peso, ínguas ou nódulos com crescimento rápido e sem dor, suor excessivo noturno, manchas roxas no corpo ou nas pálpebras e/ou reflexo de olho de gato. Na infância e adolescência, se diagnosticados precocemente, as chances de cura são de 80%. 

O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer, ou seja, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão suas chances de cura.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário