sexta-feira, 18 de junho de 2021

Instituto Ricardo Dias busca na Justiça Federal direito de importar vacinas contra covid-19

 


Em entrevista coletiva concedida na sede do Instituto Ricardo Dias, nesta quinta-feira, 17 de junho, o vereador Ricardo Dias, presidente daquele instituto, anunciou que protocolou junto a Justiça Federal pedido de autorização para que o IRD, por conta própria, possa adquirir o direito de   importar pelo menos cerca de 80 mil doses de vacinas contra a Covid-19 a serem doadas ao SUS e enviadas à Secretaria Municipal de Saúde Cataguases.


O pedido de importação de vacinas contra covid-19 proposta pelo Instituto Ricardo Dias, trata-se da primeira ação de uma entidade privada na região neste sentido desde o início da pandemia.


“Estamos entrando com esse pedido que é inédito no Estado de Minas Gerais, com o  objetivo de garantir o mais rápido possível  a imunização de toda a população de Cataguases. Precisamos dar a nossa contribuição neste momento em que o município já contabiliza mais de 7 mil casos confirmados e ultrapassa o número de 240 vítimas provocadas pela pandemia do novo coronavírus”, justificou o presidente do IRD, vereador Ricardo Dias.


“A autorização, caso seja confirmada pela Justiça Federal, será muito importante porque permitirá que outras entidades particulares também possam se mobilizar para fazer a requisição. E vale destacar que nosso intuito é fazer a vacinação sem que haja conflito nem afete os grupos prioritários definidos pelo governo federal.  A iniciativa privada não pode continuar sendo excluída desse processo de imunização  e que a burocracia e a morosidade na concessão de prévia autorização excepcional para a importação de vacinas coloquem  em risco a vida e a segurança de profissionais que dependem dela para trabalhar””, ressalta Ricardo.


 “Se for mantido  esse ritmo de imunização como vem ocorrendo até agora, morrerá muito mais gente. Assim, a economia também será impactada. Paralelamente, o medo implicará em mais isolamentos, gerando mais efeitos adversos na já combalida economia do município”, na  visão do presidente do IRD, Ricardo Dias.


A assessora jurídica do Instituto Ricardo Dias, a advogada Drª. Muriel Gouveia (foto), salientou durante a coletiva que o objetivo da aquisição destas vacinas não é o de permitir o chamado “fura fila”, uma vez que as vacinas serão administradas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, obedecendo as normas estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização, previstos na legislação. Muriel, salientou também que a aquisição destas vacinas não será para garantir a imunização apenas dos associados do Instituto Ricardo Dias, ma garantir a vacinação de toda a população de Cataguases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário