quarta-feira, 26 de julho de 2023

Instituto Ricardo Dias inaugura clínica para castração de cães e gatos



O Instituto Ricardo Dias inaugurou na manhã desta quarta-feira (26), em Cataguases, uma clínica para castração de cães e gatos, a Clinicão. O espaço, que vai funcionar na Rua Dos Operários, Vila Minalda, número 52,  de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 h, e no sábado de 8h às 12h,  já estará realizando nesta quinta-feira (27) a avaliação de cães e gatos já cadastrados e, na sexta-feira (28), a castração destes animais.



A Clinicão, conta com amplas e modernas salas de avaliação e triagem, sala de cirurgia,  sala pós-cirúrgico, sala de tricotomia, sala de paramentação, consultório veterinário e canil para castração de cães e gatos de rua que ficarão alojados por sete dias na clínica e depois serão devolvidos nos locais de origem.

Através do Projeto Castração Tá ON, a clínica visa também reduzir a quantidade de cães e gatos de rua por meio de métodos de esterilização permanente, usando o seu veículo “castramóvel” que futuramente estará percorrendo os bairros de Cataguases e os municípios da região, de acordo com a demanda ofertada.

Outro importante instrumento para atender os pets que a Clinicão traz para Cataguases, é o 
analisador hematológico, ou analisador de hematologia, destina-se a realizar hemogramas. Trata-se de um dispositivo que efetua a análise quantitativa e morfológica dos elementos figurados do sangue dos cães e gatos: glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos). Hematologia veterinária nada mais é do que o estudo do sangue e de seus componentes. A Clinicão  realizará exames que analisam como estão as células, as plaquetas e o nível de proteínas além de verificar quando há distúrbios como anemias, leucocitoses e plaquetopenias. Quanto aos custos das castrações serão cobrados preços populares apenas para financiar os medicamentos usados nos procedimentos.  Vale lembra que os associados do Instituto Ricardo Dias, terão desconto na castração do seu pet.

Estiveram presentes no evento de inauguração da Clinicão, o presidente do Instituto Ricardo Dias, Walace Joel, o idealizador do IRD, vereador Ricardo Dias, a irmã do vereador, Luciana Dias, e o pai Berto Geraldo Dias, pastor Tiago Lima, da Igreja Universal do Reino de Deus, Fabrício da Catrans, a protetora de animas, Claúdia, os veterinários que estarão responsáveis pelos procedimentos de castração, Dr. Epitácio Pasqualino Lopes, e Dr. Mateus Lopes.

O idealizador do Instituto Ricardo Dias, o vereador Ricardo Dias, agradeceu a especial colaboração da decoradora Érica Oliveira, responsável pela implantação deste projeto em favor dos animalzinhos e pela pintura e decoração da Clinicão, de outras pessoas envolvidas no projeto, como Letícia, Renata, os primos Márcia e Cláudio, o vereador Ricardinho (Miraí), Cremilda Maria de Oliveira, mãe do Walace Joel, presidente do IRD, Edmara e Eduarda, funcionárias da Farmácia do Instituto, João Paulo Vargas Vairo,  e principalmente os associados do Instituto.

Para maiores informações de como agendar a castração do seu amiguinho pet, ligue para (32) 3421-2194, falar com Eduarda.


BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO

Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.

Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

Em caso de dúvidas sobre a castração, recomendamos que fale com o seu médico veterinário. Ele poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e cuidar das necessidades específicas do seu cão ou gato.


 




















































 







Nenhum comentário:

Postar um comentário