Neste sábado, 13 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Rádio, o veículo de comunicação mais adaptável às mudanças. Atualmente, o rádio está presente nas diversas plataformas, como redes sociais, por meio de transmissões ao vivo, em aplicativos e até em canais de TV.
A data foi criada para promover a conscientização sobre o acesso à informação e a liberdade de expressão. Durante a pandemia da Covid-19, o veículo exerceu papel fundamental na divulgação de notícias e orientações para prevenir a doença. Em locais mais afastados, o rádio, muitas vezes, é o único meio de se manter informado.
Origem da data
O dia 13 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Rádio em homenagem à primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946. Na época, seis países receberam a transmissão do programa.
Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou a data, porém apenas em 2012 ela foi celebrada.
De acordo com o Ministério das Comunicações há, no Brasil, cerca de 5,1 mil rádios comerciais (3.499 na banda FM; e 1325 nas bandas AM, entre ondas médias, curtas e tropicais). Há, ainda, cerca de 700 rádios educativas; 458 rádios públicas; e 4.634 rádios comunitárias.
Na pesquisa Inside Radio, na qual são apresentados aspectos relativos a comportamento e hábitos de ouvintes de rádio, a Kantar Ibope Media constatou que o rádio é ouvido por 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Além disso, três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias. E, em média, cada ouvinte passa cerca de 4h41m por dia ouvindo rádio.
O levantamento avalia também questões relativas à adaptação do rádio à web, bem como novas formas de consumo de áudio, como podcasts e conteúdo on demand.
De acordo com a pesquisa, 81% dos ouvintes escutam rádio por meio de rádio comum; 23% pelo celular; 3% pelo computador; e 4% por meio de outros equipamentos, como tablets.
O crescimento que vem sendo observado na audiência via web demonstra, segundo a Kantar, “a grande capacidade de adaptação do rádio”. Segundo a pesquisa, 9% da população que vive nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouviram rádio web nos últimos dias. O percentual é 38% maior do que o registrado no mesmo período de 2019.
Em um ano (entre 2019 e 2020), o tempo médio diário dedicado ao rádio via web aumentou em 15 minutos, passando de 2h40 para 2h55, diz a pesquisa. Além disso, 16% dos ouvintes pesquisados escutam rádio enquanto acessam a internet.
Os podcasts também têm ganhado popularidade. Entre os ouvintes de rádio que acessaram a internet durante a pandemia, 24% ouviram podcasts; 10% aumentaram o uso de podcasts; e 7% ouviram um podcast pela primeira vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário