A presença do deputado estadual Cleitinho Azevedo, no protesto realizado nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, em frente a Prefeitura, fortaleceu as demandas da população de Cataguases, onde manifestantes pediam a suspensão da cobrança da tarifa de esgoto praticada pela Companhia de Saneamento Básico – Copasa, no município. O parlamentar que é considerado o mais críticos em relação aos serviços da Copasa pelo estado, garantiu que acompanhará a situação e que não descarta a possibilidade de fiscalização por ele próprio dos serviços da empresa no município.
Cleitinho, a convite da União das Associações de Moradores de Cataguases, também participou de outro encontro realizado no Educandário Dom Silvério, na noite desta quinta-feira, com representantes da sociedade civil organizada, onde ouviu dos participantes várias queixas entre elas a cobrança da tarifa de 100% sobre o consumo de água que já começou a ser cobrada em alguns bairros da cidade sem a prestação do serviço, apresentação de relatórios de contas do serviço prestado. Os participantes também querem um acompanhamento mensal das atividades e eficiência da Estação de Tratamento e Esgoto.
Outra demanda requerida foi a prestação de serviços adequados na recomposição asfáltica e do calçamento em vias de paralelepípedos pela Copasa, com material de boa qualidade, com compactação bem executada e com existência de material de base nas intervenções dos buracos. Também pleitearam a edição de um informativo pela Copasa sobre a Tarifa Social contendo o público alvo, as condições de acesso a tarifa, os prazos e os meios.
Os ex-vereadores Hercy Neto e Maria Ângela Girardi, apresentou ao deputado Cleitinho o relatório da Comissão Especial de Inquérito - CEI, que aponta as deficiências no serviços de abastecimento e tratamento de água e esgoto relizado pela Copasa.
Hercyl Neto, solicitou ao deputado a abertura de uma comissão através da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para investigar as ações da Copasa não só em Cataguases, como em todo o Estado.
Cleitinho que durante a reunião entrou em contato por telefone com Diretor-Geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento de Minas Gerais – ARSAE, Antônio Claret, solicitando que a agência venha a Cataguases para acompanhar as ações da Copasa no município.
Do Legislativo Municipal estiveram presentes os vereadores Ricardo Dias, Marcos Costa, Rafael Moreira, e Beto do Leonardo. Nenhum representante do Executivo Municipal compareceu à reunião. Outro que convidado a participar do evento que não compareceu foi o deputado esatdual por Cataguases Fernando Pacheco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário