Com o objetivo de frear o crescente número de casos de dengue em Cataguases, a SMS, através do Núcleo de Controle de Endemias, continua nesta segunda-feira, 15 de março, com o uso do carro “fumacê” na aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado que elimina o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
O município já registrou até o momento 131 casos de dengue.
Na tarde de hoje, o veículo “fumacê”, estará percorrendo as ruas dos bairros Ibraim, Santa Clara, e São Pedro. Amanhã, terça-feira (16), na parte da manhã, o “fumacê” estará pulverizando as rua dos bairros São Cristovão, São Marcos, Taquara Preta, Taquarinha e Reta da Saudade. À noite, o veículos estará nas ruas dos bairros Vila Reis e Carijós.
A utilização do inseticida com o fumacê serve para bloquear a ocorrência de epidemia e o veneno elimina apenas os mosquitos adultos. O melhor método para evitar o mosquito é acabar com os criadouros, nos quais se formam as larvas.
RECOMENDAÇÕES
A secretaria recomenda aos moradores que – quando o veículo fumacê estiver passando – deixem portas e janelas abertas, protegendo animais e alimentos (cobrindo gaiolas e aquários com um pano).
A recomendação é para que os moradores limpem com frequência o seu próprio quintal, retirando objetos que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas, mantendo caixas ou barris de água fechados – com tampa adequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário