sexta-feira, 11 de junho de 2021

Exame Laboratorial identifica variante inglesa B.1.1.7 do novo coronavírus em Cataguases

 


A Prefeitura de Cataguases  recebeu através da Gerencia Regional de Saúde a confirmação da circulação da nova variante do Reino Unido B.1.1.7 do novo coronavírus.


A informação foi divulgada em boletim municipal desta quinta-feira (10). Segundo o comunicado, a cepa foi detectada em um paciente que fez o exame laboratorial no dia 18 de fevereiro.


A variante inglesa da covid-19 não é apenas mais contagiosa, é 64% mais mortal que o coronavírus  clássico.


Entre 1.000 casos detectados, a variante inglesa provoca 4,1 mortes contra 2,5 para o coronavírus clássico, concluem os autores desses trabalhos publicados na revista médica BMJ.


"Existe uma alta probabilidade de que o risco de mortalidade aumente com uma infecção" com essa variante, escrevem os pesquisadores das universidades de Exeter e de Bristol.


Em janeiro, o NERVTAG - grupo que assessora o governo britânico - mencionou uma "possibilidade realista" de que esta variante tivesse uma mortalidade maior.


O grupo estimava que sua letalidade (risco de morte entre as pessoas infectadas) poderia ser entre 30% e 40% maior, com base em vários estudos.


Seus autores se basearam nos dados de 110.000 pessoas que deram positivo fora do hospital entre outubro e janeiro.


Metade foi infectada pelo coronavírus clássico e a outra pela variante inglesa (chamada VOC ou B.1.1.7).


O estudo concluiu que a segunda poderia ser 64% mais mortal.


Esses dados "reforçam a importância de que as pessoas se vacinem", estimou Simon Clarke, da Universidade de Reading, citado pelo organismo britânico Science Media Centre e que não participou do estudo. (Informações do jornal Estado de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário