O Ministério da Educação lançou a Proposta de Currículo para
o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos. A
minuta é uma proposta de referencial curricular para estudantes matriculados na
educação bilíngue de surdos, da educação básica ao ensino superior.
O material produzido mantém a divisão proposta para o
sistema educacional brasileiro. Na educação básica são contempladas as etapas
de Educação Infantil, para os estudantes surdos incluídos na fase de creche e
pré-escola. No ensino fundamental, estão previstas as duas fases do ensino
regular, inicial e anos finais. Além disso, o material inclui o ensino médio e
o ensino superior, por cursos.
Produzida pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, da Secretaria de Modalidades Especiais, a proposta de currículo foi sistematizada e elaborada por pesquisadores experientes no ensino de português como segunda língua para surdos. São seis cadernos que apresentam as propostas para cada fase de ensino.
O primeiro, o Caderno Introdutório, apresenta a concepção teórico-metodológica da proposta, bem como os referenciais básicos e complementares que guiaram a elaboração da proposta curricular. O Caderno I apresenta a proposta curricular para alunos de 1 ano e 7 meses a 5 anos, enquanto o Caderno II apresenta a proposta para alunos do 2º ao 5º ano e do primeiro segmento do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Caderno III apresenta a proposta para alunos dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano e do segundo segmento do EJA. O Caderno IV apresenta a proposta para alunos do ensino médio e do terceiro segmento do EJA. Já o Caderno V, último da proposta curricular, foi formulado para estudantes surdos do ensino superior.
Fonte: Ministério de Educação
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