Joaquim Branco e Ronaldo Werneck (Foto: Joe Anderson) |
Nesta terça-feira, 7 de setembro, dia em que se comemora o 144º aniversário de Cataguases e o dia da Independência do Brasil, aconteceu o lançamento dos livros “Cataguases Século XX / antes e depois, de Ronaldo Werneck, e “O Município de Cataguases, segunda edição organizada por Joaquim Branco.
As obras foram apresentadas ao público cataguasense através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, numa cerimônia realizada no Centro Cultural Eva Nil, localizado na Praça Governador Valadares, no centro da cidade.
O evento que teve inicio às 10 hs, contou com a presença do prefeito José Henriques, do vice-prefeito e também secretário de municipal de Cultura e Turismo, Marcos Andrade, do chefe de gabinete Humberto Valverde, dos secretários municipais de Administração, Emilia Menta, de Educação Luci Mara Guedes, de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Farage, do deputado estadual Fernando Pacheco, da vereadora Stefany Carli, e várias pessoas ligadas às artes e a cultura.
A cerimônia seguiu todos os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e a medição de temperatura da população presente ao evento.
Conheça um resumo das obras:
O livro “Cataguases Século XX / antes & depois”, de autoria do escritor cataguasense Ronaldo Werneck, conta a história do município ao longo dos dois últimos séculos.
A obra mostra a evolução da cidade, os aspectos arquitetônicos e culturais com um grande acervo de fotografias.
Publicado pela Editora Tipografia Musical, de São Paulo, “Cataguases Século XX / antes & depois” teve o projeto aprovado pela Lei Estadual Aldir Blanc, 2020.
O prefácio do livro da obra foi escrito pelo ex-secretário de Cultura de Minas Gerais, e atual prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. Quem também colabora com a obra é o cineasta Paulo Augusto Gomes, com o texto na orelha do livro.
“O MUNICÍPIO DE CATAGUASES”
O livro que teve a sua primeira edição publicada no ano de 1908, por Arthur Vieira de Resende e Silva, com a colaboração de Astolpho Vieira de Resende, é um dos mais importantes documentos sobre a história de Cataguases e agora tem a sua segunda edição organizada pelo escritor e professor Joaquim Branco.
Na obra, o autor, começa a contar a história do município pelos povos indígenas, segue pela fundação da cidade e chega até a data da primeira publicação, no ano de 1908.
O livro retrata como se fizeram as primeiras ruas, casas e praças, o comércio e indústrias, e como eram as disputas políticas à época.
A obra conta com o Apoio Cultural do Siccob Coopemata, Grupo Energisa e Miba Industrial Bering Brasil.
Edição: Joe Anderson
Nenhum comentário:
Postar um comentário