sexta-feira, 2 de julho de 2021

Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa começa a operar oficialmente em Cataguases

 


A Copasa,   oficializou nesta quarta-feira, 1 de julho, o início das operações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Cataguases, na Zona da Mata.


A ação vai contribuir para a despoluição do Rio Pomba e garantir mais qualidade de vida à população cataguasenses que a partir de hoje terá 70%  dos seus efluentes domésticos tratados na região urbana.





De acordo com o Diretor-Presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro (foto), “os benefícios do tratamento de esgoto são inúmeros e o  início oficial das operações da ETE representa um novo momento no ciclo de desenvolvimento de Cataguases. Esses benefícios começam pela diminuição de doenças de veiculação hídrica e consequente  internações hospitalares, passam pela possibilidade de atração de novos investimentos econômicos e desenvolvimento do turismo local e culminando em uma questão que vem sendo muito debatida na Região Sudeste do Brasil: a preservação da água para as gerações futuras” diz.

Na apresentação da implantação da ETE, o gerente regional de Ubá, Luiz Eduardo Carvalho Gomes (de azul na foto), salientou que “só por meio do tratamento do esgoto que a água utilizada pela população no dia a dia retorna à natureza sem comprometer a qualidade dos cursos de água. Afinal, o esgoto é formado de 99,9% de água e de 0,1% de materiais sólidos orgânicos (resíduos de origem animal ou vegetal, como fezes e restos de alimentos), de inorgânicos e de micro-organismos que só podem ser vistos ao microscópio (vírus e bactérias). Na Estação de Tratamento de Esgotos, este efluente passa por etapas de purificação e retirada dos materiais sólidos e micro-organismos e a água restante deste processo é devolvida a rios e ribeirões de maneira a não contaminá-los”.


A construção da ETE de Cataguases  que teve inicio de sua obras em janeiro de 2013, dá sequência aos investimentos iniciados pela Copasa, quando a empresa assumiu a concessão dos serviços de esgotamento sanitário e iniciou a coleta do esgoto doméstico e a manutenção das redes. Desde então, a Companhia investiu mais de R$ 45 milhões na cidade. O compromisso da empresa com o município é de alcançar índice de 90% de tratamento do esgoto coletado,  até 2023.


A solenidade que oficializou o início do funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Cataguases,  aconteceu na sede da ETE, no bairro Justino, contou com a participação de várias autoridades, líderes comunitários, além de diretores e funcionários da Copasa, representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e da imprensa.  (Texto e fotos: Joe Anderson)















Nenhum comentário:

Postar um comentário